sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ARQUIVISTAS DE 5ª É SUCESSO NA FURG

O Debate,  "Arquivistas de 5ª", promovido pela AARS que foi realizado na FURG nesta quinta-feira dia 22 de outubro, contou com as presenças da Dr. Angélica Miranda ( Representante do Conselho Regional de Biblioteconomia), Flávia Conrado ( Presidente da Associação dos Arquivistas do Rio Grande do Sul-AARS) e a professora Me. Evelin Mintegui (Professora da FURG e mediadora), e que teve como tema a criação do Conselho Federal de Arquivologia, foi considerado um sucesso pelas presidente e vice presidente da AARS, Flávia Conrado e Andrea Santos.
O evento contou com um número  expressivo de participantes, os quais eram professores do curso, alunos de arquivologia e arquivistas formados atuantes na cidade.
O debate  foi bastante produtivo para a classe que busca maior união para ganhar força no cenário nacional e concretizar a criação do Conselho Federal.
O cenário propício devido ao acontecimento dos últimos dias com a eclosão da notícia da criação de um projeto de lei de autoria do deputado federal Jorge Silva do POS/ES(PL 2606/2015), que  atinge diretamente a classe e foi fundamental para que o debate ganhasse força. Durante o evento foi levantada a hipótese de agregar a Arquivologia ao Conselho Federal de  Biblioteconomia para que a primeira possa concretizar a criação do Conselho, mesmo que junto com a Biblioteconomia provisoriamente até que a Arquivologia possa ganhar experiência e caminhar com as próprias pernas.
Esse assunto promete ainda render muitos debates em todo o Brasil.
O CAArq e a ENEA estiveram representadas no debate e foram bem ativos com perguntas pertinentes, assim como todas as questões levantadas pelo público.
O CAArq parabeniza a AARS por proporcionar a cidade de Rio Grande algo de muita relevância à classe, esperamos por mais eventos aqui em nossa cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário